Biodinâmica em workshop WWF em Nampula e numa reunião na ilha do Ibo

A Biodinâmica assessorou a WWF num workshop em Nampula e numa reunião na ilha do Ibo, no âmbito das estratégias de adaptação às alterações climáticas na Área de Protecção Ambiental das ilhas Primeiras e Segundas e no Parque Nacional das Quirimbas.

O programa de adaptação às alterações climáticas CEAGI foi iniciado em 2011,  e visa assegurar que os programas de conservação da WWF na costa leste de África distingam e identifiquem, se possível, os impactos da alteração climática global em ecossistemas prioritários e nas comunidades que dependem dos seus serviços e recursos. Para tal, avaliações da vulnerabilidade climática e planos de adaptação têm sido implementados em cinco áreas prioritárias da WWF na costa leste de África, incluindo na Área de Protecção Ambiental Primeiras e Segundas (P&S) e no Parque Nacional das Quirimbas (PNQ).

A Biodinâmica elaborou uma revisão da vulnerabilidade climática para ambas as áreas de conservação e apoiou a WWF nos workshops finais com as partes interessadas. O primeiro workshop foi realizado em Pemba em Novembro de 2015 para o PNQ, e mais recentemente, foi a vez das P&S entre os dias 8 e 10 de Fevereiro de 2016, em Nampula. A Biodinâmica esteve também envolvida na preparação do mesmo workshop  (entre 4 e 6 de Fevereiro) e irá elaborar um relatório final visando as opções para a adaptação às alterações climáticas nas P&S e no PNQ.

O workshop teve a participação de mais de 30 pessoas, que implementaram a metodologia “Flowing Forward” para avaliar 7 temas em análise: Recifes de coral e ervas marinhas, Mangais e Floresta costeira, Espécies de elevado valor, Pescas e Aquacultura, Assentamentos Humanos e Agricultura e Pecuária.

A equipa da WWF em coordenação com a Biodinâmica, visitaram também a Ilha do Ibo no PNQ entre os dias 11 e 13 de Fevereiro, para participarem numa reunião de grande importância com o Administrador no PNQ e com as autoridades provinciais e distritais, para discutir as estratégias propostas de adaptação às alterações climáticas.

Os relatórios finais referentes às P&S e ao PNQ estarão concluídos nos próximos meses.

 

Reunião na ilha do Ibo

Reunião na ilha do Ibo