Biodinâmica em Mesa Redonda em Pemba com o Parque Nacional das Quirimbas e com a OIKOS

A Biodinâmica esteve presente em Pemba como facilitadora da Mesa Redonda sobre a sustentabilidade dos recursos pesqueiros no PNQ, organizado por esta instituição e pela OIKOS

O ISTITUTO OIKOS, em colaboração com o Parque Nacional das Quirimbas (PNQ), está implementar o projecto PHARO (Protecção dos Habitats costeiros e marinhos do Parque Nacional das Quirimbas para a segurança alimentar e o desenvolvimento económico) que visa promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico, cultural e social das populações que vivem na zona costeira do parque, através de acções integradas que promovam uma gestão equitativa, sustentável e inovadora dos recursos naturais.

No âmbito da componente B, foi definido que seria realizada uma mesa redonda com o objectivo de partilhar as lições aprendidas durante a implementação de projectos anteriores pelos parceiros do PNQ e das experiências de trabalho com os Comités Comunitários de Pesca (CCP) de forma a identificar sinergias, mecanismos de colaboração e dar continuidade às actividades com sucesso. Os resultados esperados consistiam em:

  1. Criação de sinergias entre os diversos actores para definição de acordos de colaboração;
  2. Elaboração de um plano para a colecta de dados e formulação de uma metodologia de monitoria;
  3. Identificação de Mecanismos de sustentabilidade de funcionamento dos CCP;
  4. Elaboração de um plano de formação em favor dos CCP e dos pescadores.

Foi definida uma metodologia participativa para a mesa redonda em que o ISTITUTO OIKOS e o PNQ contrataram a Biodinâmica, S.A. como facilitadora, tendo como funções planificar os temas de discussão, mediar as sessões de trabalho e produzir um relatório final. O evento decorreu em Pemba nos dias 15 e 16 de Fevereiro na Sala de Reuniões da Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Cabo Delgado. A facilitadora do evento foi a Doutora Isabel Silva, com o apoio de Hugo Costa e Nicole Cossa, estando presentes cerca de 30 participantes.

O resultado final foi positivo e agradecemos desde já o convite endereçado pelo PNQ e pelo ISTITUTO OIKOS.