Biodinâmica participou e apoiou o Lançamento oficial da Plataforma Provincial de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Delgado

A Biodinâmica esteve presente, enquanto participante a patrocinadora, na cerimónia de apresentação e assinatura solene do memorando de entendimento sobre a constituição da Plataforma Provincial de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Delgado

Esta cerimónia teve lugar no dia 30 de Junho de 2017, no Kauri Resort, na Cidade de Pemba em Cabo Delgado. A Biodinâmica patrocinou o evento, e foi responsável pela reportagem fotográfica do mesmo. A Plataforma Provincial de Desenvolvimento Sustentável (PPDS) é uma plataforma organizada pelo MITADER em cooperação com o Banco Mundial, que resulta da necessidade identificada de promover a colaboração multissectorial, para uma gestão integrada dos recursos naturais. Esta Plataforma pretende reunir as partes interessadas para criação de acções estratégicas de modo a alcançar o desenvolvimento sustentável da província de Cabo Delgado. Tem como principal objectivo visão tornar esta paisagem um modelo nacional de gestão integrada e sustentável dos recursos de terra e mar, conseguindo assim benefícios sociais, económicos e ambientais para as gerações presentes e futuras.

A PPDS pretende integrar na sua constituição o Governo provincial e distrital, a Sociedade Civil, as Comunidades, o Sector privado, a Academia, os Media e outros Parceiros, e tem como sua principal área de actuação geográfica o Parque Nacional das Quirimbas onde vai se focar nas seguintes áreas:

  • Floresta e Fauna Bravia;
  • Terra e Água;
  • Agricultura e Pecuária;
  • Energia e Mineração;
  • Alterações Climáticas;
  • Infra-estruturas e Recursos Hídricos;
  • Turismo; Industria e Comércio;
  • Recursos Marinos, Lacustres e Fluviais;
  • Sociais, Económicos e Demográficos.

A Plataforma irá funcionar através de um Conselho Consultivo, apoiado por um Secretariado, e de 10 Grupos de Trabalho subordinados às áreas mencionadas anteriormente. Neste momento a PPDS está à procura de parceiros que possam compor estes grupos e dar seu contributo para o funcionamento da plataforma.

Será criada uma base de dados que irá incorporar toda a informação das pesquisas realizadas no âmbito desta plataforma, a qual irá possibilitar que esta informação seja de domínio público. O passo a seguir vai consistir no lançamento do programa de monitorização de indicadores ambientais para os distritos abrangidos, em que serão premiados os distritos que mais sustentáveis forem.

Na cerimónia de apresentação oficial desta plataforma, a qual contou com a participação da Biodinâmica, foi assinado um memorado de entendimento sobre a constituição do conselho consultivo e secretariado da mesma pelo Governo/MITADER, a Sociedade Civil/Fórum das Organizações Não Governamentais de Cabo Delgado (FOCADE) o Sector Privado/Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA)- Conselho Empresarial Provincial (CEP), a Academia/UNILÚRIO e os Media/Instituto de Media de Sul de África (MISA).