Biodinâmica em formação sobre Mudanças Climáticas, promovida pela USAID

Dois membros da equipa da Biodinâmica participam recentemente no Curso sobre Adaptação às Mudanças Climáticas e Redução do Risco de Desastres, que teve lugar em Pemba, Cabo Delgado

A USAID, no âmbito do seu Programa de Adaptação das Cidades Costeiras (CCAP), promoveu um curso sobre Adaptação às Mudanças Climáticas (AMC) e Redução do Risco de Desastres (RRD), direccionado aos técnicos e gestores municipais, instituições do governo local, instituições do ensino superior locais e organizações da sociedade civil.

O curso decorreu nos dias 13 a 16 de Setembro de 2016, na Direcção Provincial das Obras Públicas, na cidade de Pemba. Teve como objectivo capacitar técnicos e gestores de Pemba e Mocímboa da Praia em matérias de AMC e RRD, para que estes possam lidar proactivamente com estas questões e melhor desenvolver e implementar projectos, planos de desenvolvimento, regulamentos e medidas de adaptação e redução do risco de desastres nos seus municípios, bem como reforçar os conhecimentos para a preservação dos ecossistemas. Ao longo dos quatro dias de formação, foram apresentadas diversas ferramentas práticas e realizados exercícios, que podem servir de exemplo a implementar nos municípios.

Esta formação permitiu enriquecer conhecimentos e competências dos participantes para o desenvolvimento de estratégias viáveis que visam aumentar a adaptabilidade da sociedade e reduzir a sua exposição ao risco de desastres, reduzindo assim a perda de vidas humanas.