Está em processo de Consulta Pública a Candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva de Biosfera da UNESCO

Decorre até dia 14 de Julho a Consulta Pública da Candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva de Biosfera da UNESCO

No âmbito do processo de Candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva da Biosfera da UNESCO em Moçambique, está a decorrer em todo país até o próximo dia 14 de Junho de 2017, a Consulta Pública do dossier de Candidatura da Reserva de Biosfera das Quirimbas. Esta consulta publica foi laçada oficialmente a nível local e provincial na Cidade de Pemba e a nível nacional em Maputo nos dias 20 e 23 de Junho de 2017, respectivamente.

As entidades ou pessoas interessadas podem acessar o documento base desta consulta CLICANDO AQUI, a partir do qual poderão dar suas contribuições, comentários e sugestões preenchendo o formulário disponível AQUI e submeter enviando para um dos seguintes pontos focais, até dia 14 de Julho:

Augusto Nunes (Oficial de Programas na Comissão Nacional para a UNESCO em Moçambique): anunes622000@yahoo.com.br;

– Albino Jacinto Nhusse (Administrador do Parque Nacional das Quirimbas): albinonhusse12@gmail.com;

Célia Mtambo Augusto (Líder da equipa técnica para a nominação da Reserva da Biosfera das Quirimbas, Direção Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Cabo Delgado): celiazeliamz@yahoo.com.br;

A candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva da Biosfera será submetida à UNESCO até dia 30 de Setembro de 2017 para aprovação.

O Parque Nacional das Quirimbas é reconhecido a nível internacional como uma área de conservação de grande importância. Tornando-se uma Reserva de Biosfera, poderá passar a fazer parte das 681 Reservas da Biosfera que compõem a Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Esta integração poderá trazer oportunidades para a conservação, combate às mudanças climáticas, valorização e uso sustentável dos recursos naturais e do património cultural, investigação, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento sustentável local.